13/01/2012
Publicada convocação para prova de capacidade física da Guarda Municipal
Os candidatos a uma das vagas da Guarda Municipal de Itajubá irão suar a camisa no próximo dia 15 de fevereiro, quarta-feira. É a prova de capacidade física que faz parte das etapas do concurso público aberto pelo edital 004/11 que visa o provimento de vagas para a formação da Guarda. O edital de convocação dos candidatos que irão fazer a prova está disponível no site da Prefeitura, www.itajuba.mg.gov.br, no link Concursos Públicos, e também no www.imam.org.br, endereço eletrônico do IMAM (Instituto Mineiro de Administração Municipal), que realiza o processo.
A prova será realizada no 4º Batalhão de Engenharia de Combate e constará de flexão na barra fixa para homens e flexão de braços e antebraços para mulheres. Todos os candidatos farão ainda teste de resistência aeróbica. O candidato deverá ter em mãos documento de identidade com foto, preferencialmente com o Comprovante Definitivo de Inscrição, e atestado médico comprovando estar em pleno gozo de saúde física e mental, e apto, portanto, para ser submetido à prova de capacidade física. O atestado deve ser original, em papel timbrado e com carimbo que constem nome e CRM do médico, expedido em data, no máximo, retroativa a 20 dias da realização da prova.
Será eliminado do concurso quem utilizar substâncias que alteram o desenvolvimento natural do candidato, também chamado dopping, ficando a critério da Comissão Examinadora a escolha aleatória de qualquer concorrente para realização de exames laboratoriais. A prova é de caráter eliminatório, portanto, leia com atenção o edital de convocação e o edital de abertura do processo.
O concurso Ao todo, são 15 vagas para o cargo de guarda municipal, uma delas destinada a portador de necessidades especiais, com vencimentos iniciais de R$ 973,19. O concurso está sendo realizado em quatro fases. Na primeira, os candidatos foram submetidos a uma prova escrita objetiva de múltipla escolha, de língua portuguesa e conhecimentos específicos, incluindo legislação, noções básicas de trânsito, geografia urbana e história do município. A segunda é a prova de capacidade física para os 50 primeiros colocados. Posteriormente, acontece a avaliação psicológica e quem for aprovado nas três primeiras fases irá fazer o Curso de Formação de Guarda Municipal, a última etapa do processo. Durante o curso, que terá, no mínimo, 460 horas, o candidato irá receber uma bolsa de 50% sobre o vencimento do cargo efetivo.
De acordo com o edital de 004/2011, o guarda municipal será responsável pela vigilância de bens públicos, como escolas, praças, patrimônio e jardins; auxiliar na fiscalização e controle do trânsito; de áreas verdes e defesa do meio ambiente, entre outras atribuições. Para tomar posse, o candidato aprovado deve ter idade mínima de 18 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, ter Ensino Médio completo, Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A e B.
Assim que homologado, o resultado do concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. Mais informações pelo telefone (35) 3692.1730.
|